De 02 a 06 de dezembro de 2019, cerca de vinte Agentes de Desenvolvimento (AD) de diversos municípios estiveram participando do Curso Avançado realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae) em Natal.

Com programação das 8h às 18h, os participantes receberam instruções do consultor e professor Gildson Souza Bezerra de como montar o plano de ação estratégico específico para seus municípios, nos âmbitos de globalização, governança e sustentabilidade.

Junto com o poder público municipal e as lideranças empresariais locais, os Agentes de Desenvolvimento são responsáveis por trabalhar o crescimento sustentável dos municípios, criando uma espécie de ponte entre os empresários locais, atendidos pelas Salas do Empreendedor de cada cidade.

O trabalho desses profissionais são desenvolvidos com práticas aprendidas a partir de capacitações oferecidas pelo Sebrae. Essa qualificação é realizada através de cursos específicos, separados pelos módulos básico on line e avançado presencial.

Agente de Desenvolvimento

O papel a ser desempenhado pelo Agente de Desenvolvimento no município está previsto na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Sua função é auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos nesta lei. Além disso, a expectativa é a de que o agente venha a desempenhar um papel importante de coordenação e continuidade das atividades para o desenvolvimento sustentável, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.

A escolha dos técnicos é feita pelos prefeitos, sendo acompanhados pelo Sebrae, através de capacitações, atendendo ao perfil de capacidade de planejamento, execução e articulação de políticas públicas.