O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, desenvolve no município de Jucurutu uma programação especial em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data ficou instituída a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.

O abuso sexual é caracterizado pela utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para prática de qualquer ato de natureza sexual. Portanto, estão previstos em lei e são considerados como abuso: toque, beijos, carícia, e aliciamento, além da penetração forçada.
Já a exploração sexual infantil engloba a prostituição de menores de idade, pornografia com vídeos ou fotos que poderão ser comercializados, tráfico de mulheres e turismo com motivação sexual.

Faz parte do cronograma de atividades:

07 e 08/05 – Capacitação com professores e profissionais da Assistência Social.09/05 – Capacitação com ACS, enfermeiros e profissionais da Assistência Social.
14/05 – Abertura da Semana alusiva ao 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Local: Câmara dos Vereadores. Horário: 18h00min. Público Alvo: Servidores e autoridades, Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes e população em geral.
14 a 17/05 – Trabalhar o abuso e exploração sexual nas escolas municipais e estaduais, através de fantoches, rodas de conversa, etc.
15, 16 e 17/05 – Cine Faça Bonito com adolescentes usuários do SCFV e seus familiares.
16/05 – Roda de conversa com as famílias do Programa Criança Feliz.
18/05 – Dia D com toda a equipe da SMAS e Pit Stop em frente à Praça de Eventos, Exposição de trabalhos dos alunos e entrega de prêmios a partir das 17h.