O Sebrae-RN promoveu a capacitação de Agentes de Desenvolvimento (AD), novos e veteranos, de mais 70 municípios Rio Grande do Norte. A programação aconteceu na cidade Natal, nos dias 16 e 17 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, respectivamente, na sede do Sebrae-RN, Hotel Monza Palace e Parque de Exposições Aristófanes Fernandes.

No decorrer dos dois dias de curso, os agentes foram orientados sobre como realizar um planejamento de trabalho para auxiliar os empreendedores em seus respectivos municípios. Os participantes do curso também receberam informações de como as prefeituras municipais podem incentivar o empreendedorismo. O órgão público está ali para apoiar e servir. E os agentes para facilitar, ser um elo entre a sociedade e o poder público.

Os agentes foram capacitados para melhor auxiliar os empreendedores urbanos e rurais do município. O objetivo é que eles trabalhem para a promoção dos pequenos negócios e também do homem do campo, gerando melhoria na qualidade de vida, emprego e renda para a população, na qual eles estão inseridos.

São funções do Agente de Desenvolvimento (AD): Contribuir para um ambiente favorável que estimule a criação de empresas formais, competitivas e sustentáveis, transformando a vida das pessoas por meio do empreendedorismo, promover oportunidades e praticar ações focadas no desenvolvimento do município. Os Agentes de Desenvolvimento discutem e articulam iniciativas à melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas no município, garantidas na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e que promovem o desenvolvimento econômico.

A Sala do Empreendedor

Para que o agente(AD) possa melhor desempenhar a sua função, a prefeitura municipal deverá criar a Sala do Empreendedor, um espaço único de atendimento ao empreendedor e parceiros estratégicos, disponibilizar acesso facilitado à informação e orientação. Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos.

Com isso, ela facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Assim, reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico, auxiliar no esclarecimento de dúvidas dos empreendedores. Dessa forma, o empresário pode contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais.