Alunos da Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros, situada no bairro Santa Izabel no município de Jucurutu, estiveram participando nesta terça-feira, 12/11, das oficinas de capoeira ministrada por membros do grupo Cordão de Ouro.

Aproximadamente 100 alunos estiveram inseridos na aula que contou com história e origem, dinâmicas, musicalidade e prática. O principal objetivo da oficina de Capoeira é proporcionar aos estudantes seu primeiro contato com a arte praticada através do som do berimbau e despertar para o Dia da Consciência Negra que é celebrado em 20 de novembro.

Na ocasião os instrutores Aleff Guida e Marcondes Medeiros convidaram os presentes para prestigiarem um evento de capoeira que ocorrerá no próximo, 23 de novembro a partir das 19h na Praça Autran Lopes no Bairro Stª. Izabel.

Sobre a capoeira

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos. A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário.

O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. Na roda de capoeira o praticante manifesta seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade.