O Prefeito Valdir Medeiros, esteve na manhã deste sábado (30), ao lado do seu vice José Pedro, do Ministro da Educação de Estado, Rossielli Soares da Silva; do Senador José Agripino, do Reitor do Instituto Federal Wyllys Farkatt Tabosa, do deputado estadual Nelter Queiroz, da Presidente da Câmara dos Vereadores, Paula Torres, participando do Cerimonial de Liberação de Recursos para o Campus Provisório do IFRN no município de Jucurutu.

A solenidade teve início por volta das 10h e 30min. na sede da Escola Municipal Wagner Lopes, situada no bairro Stª. Izabel onde na oportunidade o Reitor Wyllys Farkatt e o prefeito municipal assinaram o termo de contratação de cessão de imóvel, que celebram entre si a Prefeitura Municipal de Jucurutu e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Na ocasião o Ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, assinou o termo de liberação em que o MEC, liberou neste sábado, 30 de Junho de 2018, um total de R$ 800 Mil Reais para o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Os recursos serão destinados à reforma e adequação das instalações da sede provisória do Campus Avançado Jucurutu.

Ficou constatado no termo de contratação sob forma de utilização gratuita, que se incumbirá da sua administração, uso e conservação, de acordo com as seguintes condições: 06 (seis) salas de aulas, no turno vespertino; 08 (oito) salas de aulas, no turno noturno; 01 (uma) área com cerca de 305 m2 ao lado da quadra poliesportiva, para instalação de laboratórios móveis; 02 (dois) salas/ambientes administrativos; e 01 (uma) sala para implantação de laboratório de informática com capacidade para 40 (quarenta) computadores.

Confira à integra do discurso do Prefeito Valdir Medeiros:

Senhoras e senhores,

A minha primeira manifestação é, como representante do MUNICÍPIO, de acolhimento a todos os presentes. Sintam-se todos – e todas – acolhidos por Jucurutu!

A segunda manifestação expressa a mais apurada gratidão pela vinda do INSTITUTO FEDERAL.

Investir em educação é, antes de tudo, acreditar na humanidade! O mundo mudou, as máquinas estão cada vez mais influentes, as relações sociais migraram parcialmente para a internet, mas não podemos desistir das pessoas, do diálogo, da construção coletiva. O mundo que herdamos precisa ser melhor ao final de nossa caminhada. Neste contexto, nada mais estratégico que a ESCOLA, instrumento fundamental para a boa formação humana.

Assim sendo, em atenção a responsabilidade que assumi como PREFEITO MUNICIPAL, aproveito a oportunidade para registrar alguns agradecimentos especiais. Sei e reconheço a atuação, em favor do projeto de implantação do IFRN em Jucurutu, da Vereadora Paula Torres, do Deputado Estadual Nelter Queiroz, do Senador José Agripino, das equipes técnicas do IFRN, Ministério da Educação e Prefeitura Municipal. A todos, com a mais apurada gratidão, o reconhecimento do Município de Jucurutu.

Devo, ainda, ressaltar que, em nosso nível e alcance, todas as providências foram adotadas no sentido de apoiar a execução do projeto. Foram inúmeras reuniões, alguns embates, várias dificuldades, mas, sempre procurei encontrar caminhos e nunca me afastei do diálogo, considerando a relevância da iniciativa que, de fato, será um novo marco na história da cidade.

Aliás, o ilustre jucurutuense Padre João Medeiros Filho levantou a tese de que os jesuítas, educadores por excelência, habitaram por aqui no início de nossa história. Depois, segundo a versão mais conhecida, chegaram Antonio Batista dos Santos e seus familiares e firmaram, como marco da fundação, a Matriz de São Sebastião. Este breve registro apenas para dizer que o berço de Jucurutu, seguindo a tese da presença dos jesuítas, foi a educação, fato que se consolida extraordinariamente com a vinda do IFRN que, associado a rede pública municipal e estadual, além de outras iniciativas particulares, fará nossa terra ainda mais forte, tanto pela formação das gerações, quanto ao participar da rede de convivência e aprendizagem que vinculará o Campus de Jucurutu ao Brasil.

Por todas as razões conhecidas e expostas, em síntese, o momento é histórico, mas, também de gratidão – conforme registros já feitos – e de muita esperança. Acredito, particularmente, que o futuro será mais próspero quando escolhemos a educação como estratégia de desenvolvimento e quando, respeitadas as diferenças, nos unimos – com responsabilidade – em torno do interesse coletivo. Assim, cada um fazendo um pouco, colaboramos – certamente – para que o mundo se torne um pouco melhor.

Obrigado pela atenção.