De acordo com o levantamento de Índices de Infestação Predial do Aedes Aegypti o município de Jucurutu está entre as cidades do RN que mais reduziram o índice.

Os dados foram levantados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública e IV Unidade Regional de Saúde e apontam que em Março de 2019 o índice caiu para 14,3 se comparado com o mesmo período de 2018 que era 24,8.

Esse resultado é fruto do trabalho sério e responsável que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Jucurutu, através dos Agentes de Endemias que vem intensificando a aplicação de um larvicida adquirido com recursos próprios do município e que é mais eficiente no combate ao mosquito, mapeamento da cidade, recolhimento de pneus, uso de peixes que se alimentam das larvas e diversas ações em pontos críticos.

A utilização das ovitrampas, que são armadilhas que também ajudam no combate do Aedes Aegypti tem sido outro fator importante nesta força tarefa. Com essa estratégia a equipe de Endemias de Jucurutu conseguiu capturar aproximadamente 71 mil ovos evitando assim um surto de Dengue na cidade.

Diante das notificações os Agentes de Endemias realizaram bloqueios de transmissão com UBV portátil o que evitou uma epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya.