O Hospital maternidade Terezinha Lula, situado no município de Jucurutu tem se tornado referência em saúde pública na região do Seridó. Mantido com recursos próprios e federal, o município tem ocupado a posição de destaque em diversos serviços que são ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

De acordo o diretor Ialyson Rocha, além do Hospital dispor de medicamentos e insumos básicos para atender bem a população de forma eficiente e satisfatória, tem também farmácia hospitalar com medicamentos específicos e de alto custo, sempre visando atender e tratar de forma eficiente as demandas que surgem.

A equipe conta com médico que avalia semanalmente as demandas cirúrgicas, além de cirurgião e anestesista para cirurgias eletivas (hérnia, vesícula, apendicite e vasectomia).

Os Jucurutuenses também contam com cirurgias de parto Cesária, normais, histerectomia entre outras. Hoje a unidade atende os municípios que são pactuados: Florânia, Tenente Laurentino, São Vicente, Santana do Matos e Triunfo Potiguar, sem falar no serviço de transporte que é realizado diariamente pelas ambulâncias do município transferindo pacientes em alguns casos específicos.

O prefeito Valdir Medeiros comemora os números divulgados pela equipe do hospital e ressalta o compromisso de continuar fazendo da saúde do município uma das prioridades em seu governo.

“Estamos felizes em ver que o serviço do Hospital do nosso município tem sido aprovado pela população jucurutuense e região do Seridó, temos nos esforçado ao máximo para mantermos os recursos em dia, para que as gestantes possam ter seus filhos aqui e a população realizar cirurgias sem precisar sair da cidade, sem falar na reforma e ampliação que está em andamento, onde vai melhorar ainda mais a estrutura física para atender os pacientes. Avançamos, mas ainda há muito por fazer”. Disse Valdir.

Confira abaixo os números de atendimentos no último trimestre:

JANEIRO
Pequenas Cirurgias – 34
Cirurgia Geral – 22
Parto Normal – 3
Cesáreas – 13
Pressão Arterial (PA) – 1102
Hemoglicoteste (GT) – 321
Internamento – 61
Adm. Medic. – 4858
Nebulização (BZ) – 222
Atendimento de Urgência – 2785
Raio X – 155
Eletrocardiograma (CG) – 120
Teste Pezinho – 16
Retirada de Ponto – 13

FEVEREIRO
Pequenas Cirurgias – 29
Cirurgia Geral – 24
Parto Normal – 2
Cesáreas – 13
PA – 950
HGT – 175
Internamento – 61
Adm. Medic. – 4316
NBZ – 207
AT. URG – 2659
Raio X – 85
ECG – 72
Teste Pezinho – 20
Ret. Ponto – 11

MARÇO
Pequenas Cirurgias – 9
Cirurgia Geral – 34
Parto Normal – 1
Cesáreas – 14
PA – 1203
HGT – 242
Internamento – 69
Adm. Medic. – 6016
NBZ – 326
AT. URG – 3449
Raio X – 43
ECG – 52
Teste Pezinho – 10
Ret. Ponto – 16