A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta prestar esclarecimentos acerca da Testagem Rápida para Covid-19 realizada no dia 24 de junho de 2020 no Lar da Pessoa Idosa Pedro Epaminondas Lopes, no município de Jucurutu. A testagem rápida, como recomenda a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP/RN), teve como público alvo todos os idosos institucionalizados e os funcionários, em que foram detectados 19 casos confirmados.
Os idosos encontram-se clinicamente bem, na sua maioria assintomáticos, e alguns com sintomas leves de síndrome gripal. A direção do Lar dos Idosos já entrou em contato com as famílias para repassar as informações necessárias.
Devido a articulação entre as Secretarias de Saúde e de Assistência Social do município, direção do Lar dos Idosos e contando ainda com o apoio do Padre Hipólito (representante da igreja católica e Presidente do Lar da Pessoa Idosa Pedro Epaminondas Lopes), algumas medidas emergenciais já estão sendo tomadas, visando a manutenção da saúde dos mesmos. Dentre elas podemos destacar:
– Atendimento médico para todos os idosos e funcionários, pela Equipe de Saúde da Família da Área (UBS Francisco Petronilo de Aráujo);
– Desinfecção de toda a instituição, pela equipe de Endemias;
– Realização de exame sorológico em todos os funcionários da instituição;
– Monitoramento do estado de saúde pela Equipe de Saúde da Família e equipe Multiprofissional de Saúde;
– Disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os funcionários;
– Separação dos Idosos que tiveram exames negativos dos idosos positivos;
– Aplicação de verba emergencial específica da Assistência Social destinada ao enfrentamento da pandemia no Lar dos Idosos.
Reforçamos novamente a importância e necessidade do distanciamento social, utilização de máscaras faciais de proteção e higienização das mãos com água e sabão, e quando não possível, com álcool à 70%. No enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, o papel de cada cidadão é fundamental para que a doença seja controlada. Faça sua parte!