Com objetivo de atualizar os profissionais que atuam no serviço público, a Secretaria Municipal de Saúde de Jucurutu iniciou nesta terça (27) uma capacitação intensiva sobre câncer uterino.

O treinamento teve início com aula teórica ministrada por Dr. Rubia Kallinka de Oliveira Jácome (Ginecologista e Obstetra) e segue nesta quarta (28) com a parte prática.

Uma das novidades é o teste Schiller, ele geralmente é feito durante a colposcopia, e em algumas cidades, para investigação do câncer de colo do útero.

“Essa é uma capacitação destinada a aumentar a eficácia do rastreamento no câncer de colo uterino, onde a gente vem acrescentar informações a profissionais da área que estão nesta fronte de guerra deste diagnóstico, fazendo com que ele se torne mais eficiente, no sentido de a gente diagnosticar tanto precocemente quanto mais frequentemente o câncer de colo de útero e assim tomar providências cabíveis”, destacou Dr. Rúbia.

De acordo com estudos o teste de Schiller deve ser feito quando a ginecologista suspeita de alguma doença como HPV, e em alguns casos também pode ser usado como forma de detecção precoce de Câncer do colo do útero.