A Prefeitura de Jucurutu tem atuado firme no combate às doenças que afetam a visão. As pessoas diagnosticadas com glaucoma foram submetidas, na sexta-feira passada, 20, ao acompanhamento da enfermidade, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Um convênio com o Instituto de Olhos do Seridó, situado em Caicó, oportunizou a ação, a qual compreendeu atendimento com profissional oftalmologista, verificação da pressão ocular e entrega de colírios.

“Conforme a avaliação que o médico faz, as pessoas já saem com esses colírios em mãos para poder fazer uso, no decorrer do período que é necessário, até a retomada da equipe para reavaliar [o paciente]”, explanou a secretária Sandra Queiroz.

O glaucoma destrói as células do nervo óptico, causando cegueira, caso o paciente não seja tratado corretamente. Manchas escuras no campo visual periférico estão entre os sintomas mais frequentes da doença.