Na noite de ontem, 17, o município de Jucurutu realizou uma transmissão ao vivo a respeito do abuso e exploração sexual na infância e adolescência. Acompanhada por dezenas de internautas, a live abordou pontos valorosos sobre o tema, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Na abertura da mesa-redonda, o discurso da gestora da Assistência de Jucurutu, Ioneide Queiroz: “Vamos ter muito trabalho pela frente, não vai ser só esse 18 de maio. Porque essa comemoração e essa conquista que a gente procura do direito da criança e do adolescente não é só o 18 de maio, são todos os dias”, disse a secretária.

Na sequência, as demais representatividades tiveram voz, momento no qual apresentaram dados estatísticos e situações expressivas, ocorrendo perguntas de populares e esclarecimentos jurídicos com a advogada Niedja Carvalho, que vai estar na Rádio Cidade nesta terça-feira.

Uma das preocupações comuns a todas as instituições debatedoras é a permanência do público infantojuvenil em casa nesta pandemia, pois este muitas vezes não pede ajuda dentro do seio familiar, outra coisa é o maior uso das redes sociais. Nisso, alertou a psicóloga Herlany Alves para a percepção de mudanças comportamentais: timidez, isolamento, agressividade, ansiedade e depressão.

Ao retomar sua fala, Ioneide declarou que é intenção da prefeitura direcionar um olhar especial para a zona rural. Ela também acrescentou que a gestão tem feito um novo planejamento, com o resgate de alguns profissionais para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), contudo, ainda não houve possibilidade de se trabalhar como gostaria devido ao coronavírus.

Denúncia

Os casos de violência devem ser denunciados. Os jucurutuenses dispõem de cinco formas para efetuar a delação: o Disque 100, o aplicativo “Direitos Humanos”, os conselheiros tutelares, o Creas (9 9993-7612) e o Ministério Público (9 9972-3543).