Pedagogicamente, o NUCA abordou a temática a Promoção da Educação Cidadã Democrática do Jovem Eleitor, concernente ao desafio 5 do Guia do Mobilizador (a) de Adolescentes e Jovens.

Nas oficinas desenvolvidas com os adolescentes foram confeccionados títulos, crachás personalizados, urnas eletrônicas, terminal de votação, bem como foi solicitado ao cartório eleitoral, dispositivos que são usados numa eleição para 2020, pelos atores envolvidos do sistema eleitoral.

Honrosamente, o grupo deu ênfase a relevância do envolvimento da participação feminina na campanha dos jovens eleitores, ao exercício dos direitos e aos seus personagens envolvidos nas eleições, nas três escalas: federal, estadual e municipal. Bem como destacou a representatividade do juiz (a) eleitoral e pessoas civis que fazem o pleito eleitoral ocorrer.