Observada a elevação de atendimentos médico-hospitalares de pacientes com características e sintomas sugestivos de dengue, chikungunya e Zika vírus, a Coordenação de Endemias da Saúde de Jucurutu elaborou um plano de combate e controle dessas doenças.

Principiadas no final do mês anterior a este, as ações educativas em instituições públicas, privadas e estabelecimentos de todo o município indicarão um diagnóstico da evolução do enfrentamento popular contra o Aedes aegypti, nesta fase chuvosa do ano.

A mobilização e conscientização notabilizam boas práticas, viabilizadoras da eliminação de possíveis criadouros do vetor causador das arboviroses supracitadas. Ela está sustentada em três pilares: prevenção, informação e cuidados.

Em campo na zona urbana, os agentes de combate a endemias interagem com o grupo-alvo, verificam situações e distribuem folhetos contendo instruções para fins de advertência. São alguns lugares estratégicos: oficinas, restaurantes, igrejas, hospital, cemitério, Colônia de Pescadores, Lar da Pessoa Idosa.