Começaram as castrações de cães e gatos viabilizadas pela Prefeitura Municipal de Jucurutu. Nessa terça-feira, 26, sete animais foram submetidos ao procedimento em clínica veterinária da própria cidade, contratada pelo governo via licitação.

No decorrer de um ano, animais de rua com ou sem protetor e de pessoa/família de baixa renda (renda per capita inferior a meio salário mínimo) serão preferenciais no atendimento, efetuado pelo profissional Marcelo Santana, causando benefícios ao meio ambiente e à saúde pública.

É necessário um cadastro para o agendamento das castrações. No Gabinete Civil, tutores e proprietários fornecem, dentre outras, informações relacionadas à espécie, sexo, idade e peso do cão ou gato, assinando ficha cadastral na condição de responsável pelo animal.

Para a moradora Jocilene Viana, a ação “é uma maravilha”, pois, segundo ela, quando não possuem lar, os animais procriam continuadamente e sofrem com isso. Ela, que já cadastrou cinco felinos, acrescentou que o controle populacional reduzirá o gasto com ração por parte dos protetores.