Própria da identidade nordestina, a cultura da vaquejada se solidifica a cada ano em solo jucurutuense. A 37ª edição da maior realização esportiva do município aconteceu no fim de semana passado, no Parque Manoelzinho Pereira, situado no bairro Freitas.

De iniciativa particular, o evento distribuiu 70 mil reais em prêmios aos classificados das seis categorias (Feminino, Municipal, Aspirante, Master Light, Amador e Aberta). Em média, 800 competidores levaram seus animais à arena.

A municipalidade esteve apoiando os organizadores. Ela cedeu a estrutura pública pronta à realização, com destaque para limpeza e a rega da pista de corrida, o que reduziu a poeira.

Amplamente prestigiada, a Vaquejada de Jucurutu teve dois dias de shows musicais que entretiveram o público. A presença de autoridades, como a do padre Carlos Eduardo e do prefeito Iogo Queiroz, também foi um marco.

“Dizer a importância que é essa vaquejada para o município. Circula muito dinheiro na economia; as lojas de roupa venderam muito mais, quem tem seu espetinho vendeu muito mais, quem tem sua cervejinha, seu guaraná… veio o parque [infantil]… então, assim, é um evento muito importante”, resumiu Iogo em relação ao fluxo financeiro nesse período.