A Prefeitura de Jucurutu almeja reconquistar o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no que diz respeito à avaliação dos efeitos de atividades direcionadas ao público infantojuvenil. Para tanto, promoveu ontem, 15, o I Fórum Comunitário 2021/2024, na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros.

“Ter o Selo não é apenas ter um certificado da Unicef. Significa que o município trabalhou, que o município fez ações, realizou o desejo de secretarias, escolas, para que essas crianças e adolescentes tenham acesso, para que eles possam ter uma vida de qualidade”, falou o coordenador da realização, Anderson Lima.

Ele, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), recordou que Jucurutu perdeu o Selo na edição passada. O discurso de Anderson antecedeu a fala da articuladora municipal e secretária de Assistência Social, Ioneide Silva.

“Os direitos das crianças e dos adolescentes estão sendo ameaçados, pelas drogas, pelo desemprego dos pais… Então, vamos nos unir. É preciso que nós demos as mãos e caminhemos juntos”, declarou Ioneide, ao representar o prefeito Iogo Queiroz no evento.

Depois da solenidade de abertura, houve um instante cultural com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a apresentação dos oito resultados sistêmicos e indicadores de impacto social e a divisão de grupos de trabalhos tencionando à construção de um plano de ação, contendo: estratégias, prazos e responsáveis.

Do Fórum, organizado pelo CMDCA e Comissão Intersetorial – composta pela Assistência, Educação e Saúde –, participaram poderes instituídos e civis de diversos segmentos da sociedade.