Intencionando acelerar atendimentos de pessoas que aguardam por cirurgias oftalmológicas de catarata, a gestão “Governando com a Nossa Gente” faz mais um mutirão nesse sentido, para o qual colaborou destinação do deputado estadual Nelter Queiroz.   

É estimado que sejam realizados, no Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos, por meio de profissionais credenciados, 166 procedimentos, nesta nova fase da iniciativa, a qual começou na terça-feira passada, 17, e terminará hoje, 19.

Segundo a Secretaria de Saúde, no pós-operatório, são entregues colírios aos pacientes. Já a preparação acontece mediante exames laboratoriais, eletrocardiogramas e avaliação com especialista do coração.   

Até o final de dezembro de 2022, a prefeitura municipal zerou a fila existente e filas antigas. “E, no início de 2023, terceiro ano de mandato, é o terceiro ano de cirurgias de catarata. […] A gente é muito feliz por isso”, disse o prefeito Iogo Queiroz.

Quem está tal-qualmente satisfeito é o professor aposentado Nelson Oliveira. “Para nós jucurutuenses é uma coisa maravilhosa, a gente não ter essa preocupação de sair pra uma cidade circunvizinha, fazer aqui mesmo. […] Na redondeza, não tem nenhuma saúde igual a de Jucurutu”, declarou. 

Entre os sintomas da doença, está a sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz, alteração da visão de cores e cegueira. O método cirúrgico de retirada do cristalino é o mais seguro e eficaz da atualidade.