Os postos de vacinação do município de Jucurutu estiveram abertos neste sábado (19/10) para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo.

O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As equipes da Atenção Básica estiveram presentes nas seguintes localidades do município de Jucurutu no período das 8h as 15hs:

Unidade Nossa Senhora Daguia – Boi Selado

Unidade Lindalva Sutero – Barra de Santana

Unidade Francisco Petronilo – Bairro Freitas

Unidade Enfermeira Lúcia Magna – Centro

Unidade Maria das Graças – Bairro Stª. Izabel

Unidade Cícera Alves – Novo Rumo

Unidade Maria Lúcia Pacífico – Novo Horizonte

Sobre a Campanha Nacional de Vacinação

Lançada no início deste mês, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo prioriza dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e imuniza crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com o dia D de vacinação em 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar em 18 de novembro, será direcionada para adultos entre 20 e 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação.

A meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. Para viabilizar a ação, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.