No início do mês do Junho iniciou-se a execução do projeto “Semeando a Vida: sustentabilidade, segurança alimentar e inclusão social”, escrito e executado pela nutricionista Sandra Queiroz, a qual é responsável pela segurança alimentar e suporte nutricional dos grupos acompanhados pela Assistência Social do município. O projeto conta com o apoio de toda a equipe do CRAS, local que foi contemplado, além da parceria dos agricultores Sr. Louro, Sr. Chico, Sr. Fernando e sua esposa Ednalva.

As ações do projeto iniciaram na Semana do Meio Ambiente criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar os governos mundiais e a população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais de prevenção e degradação do meio ambiente.

O objetivo foi proporcionar socialização entre pessoas em vulnerabilidade social acompanhados pelo CRAS da cidade de Jucurutu/RN, de modo que os mesmos pudessem agir de forma proativa em busca de conhecimentos e ações envolvendo saúde, sustentabilidade e segurança alimentar e nutricional, possibilitando a inclusão social dos mesmos.

Além disso, o intuito também foi de sensibilizar os envolvidos para o cuidado necessário com meio ambiente, o que é uma tarefa essencial na prevenção de maiores danos ambientais para garantir qualidade de vida para as gerações futuras. Somado a isso, esse projeto busca não somente destacar a importância do fortalecimento agricultura familiar a partir da vivência prática e direta com agricultores locais, como também a formação de multiplicadores para educação ambiental.

Todas as etapas do projeto foram executadas e concluídas. Primeiramente, a apresentação do projeto aos grupos, em seguida visitas de campo à produção do Sr. Louro e Sr. Fernando e aula prática sobre o processo de plantação, logo após foi realizada a construção da estrutura que iria contemplar a horta e por fim a plantação de mudas e sementes na horta do CRAS, a qual foi inaugurada essa semana.

A partir de agora todos os envolvidos continuarão cuidando e colhendo os frutos desse maravilhoso trabalho em equipe.