A Prefeitura de Jucurutu por meio da Secretaria de Saúde deu início nesta semana a Campanha Nacional de vacinação contra gripe Influenza o vírus da gripe. Em Jucurutu a vacinação está sendo realizada em três unidades de Saúde: Centro, Novo Horizonte e Boi Selado.

De acordo com o Ministério da Saúde até o dia 1º de junho devem ser imunizados idosos à partir dos 60 anos, crianças de 06 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, professores da rede pública e privada de ensino.

Pessoas com condições clínicas especiais, como doenças crônicas não transmissíveis, também devem se vacinar, porém com apresentação de prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

O vírus influenza é transmitido pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz.