Aconteceu ontem, 22, no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a solenidade de abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Jucurutu, a qual engloba parte da esfera administrativa municipal, representantes de órgãos de saúde, conselheiros e sociedade civil.

O evento começou com um credenciamento, seguido por apresentações culturais que ressaltaram a música e a poesia. Em minutos posteriores, houve a leitura e aprovação do Regimento Interno e a palestra magna intitulada “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

A conferencista da ocasião foi a cirurgiã-dentista Jomara Cíntia de Araújo Carneiro. Convidada pelos organizadores, a profissional é representante distrital do Conselho Regional de Odontologia do Estado. Sua fala desencadeou um debate de ideias acerca do tema.

Nessa primeira etapa, autoridades do município se fizeram presentes no auditório do IFRN, com destaque para o prefeito Iogo Queiroz, participante do momento na companhia da primeira-dama Karoline Leite.

“As conferências de saúde são espaços democráticos de participação popular junto com profissionais de saúde e gestão para a construção das políticas públicas em saúde no âmbito municipal. Daqui, levaremos propostas e delegação para representar Jucurutu na conferência estadual, que acontece em maio”, disse a secretária Mirelle Antunes.

Ela e equipe coordenam a realização, promovida conjuntamente com o Conselho Municipal de Saúde. “É um prazer estar à frente como presidente da conferência e como representante da gestão”, concluiu Mirelle.