Uma significativa interferência do poder público municipal de Jucurutu é referente ao meio ambiente e à saúde pública. A administração “Governando com a Nossa Gente” está cercando adequadamente todo o perímetro do aterro controlado (lixão).

São as equipes da Secretaria de Obras que trabalham para terminar a estrutura, edificada em alvenaria. Ela tem a intenção de controlar a entrada de resíduos, o acesso de cidadãos às instalações e impossibilitar a passagem de animais.  Outrossim, com a murada, descartem irregulares vão ser evitados.

A ação, benéfica àqueles que residem nas proximidades do espaço e indivíduos em geral, é supervisionada pelo secretário Laércio Soares, que gere outras intervenções urbanas pela cidade.