Membros do Conselho Municipal do Idoso (CMI) se reuniram nessa quinta-feira, (27) para a segunda reunião ordinária do ano. Gerido pelo presidente em exercício Roberto Soares, com suporte da secretária-executiva Sandra Kalyna, o encontro aconteceu por meio da ferramenta “Google Meet”, na internet.

O recadastramento dos idosos do município foi tema da abordagem inicial. Segundo Roberto, na próxima semana retornarão as ações pontuais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e está articulada para esse público a constituição de listas de contatos para interações virtuais, considerando que ainda não podem existir atividades presenciais coletivas.

Vídeos de capoterapia (modalidade lúdica com movimentos adaptados a partir da gestualidade da capoeira) serão gravados por um profissional e enviados a terceira idade matriculada nos programas sociais, mesma beneficiária do leite conquistado pela atual gestão de Jucurutu em diálogo com o Governo Federal.

No decurso da reunião, falou-se a respeito dos maus-tratos, por conseguinte, da importância do colegiado e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em casos de denúncia. Foi destacado ainda que, muitas vezes, a valorização dos idosos é ausente na própria residência.

Na conclusão da videochamada, Roberto revelou que Jucurutu aderiu ao Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, sendo um dos poucos municípios do Rio Grande do Norte. A iniciativa favorecerá a formalização de políticas públicas de promoção e defesa da classe.

Constituição do conselho

Formam o colegiado representações da Saúde; Educação e Cultura; Assistência Social; Planejamento, Controle e Orçamento; Igreja Católica; Lar da Pessoa Idosa Pedro Epaminondas Lopes; Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e grupos da terceira idade.

Lar Pedro Epaminondas

A casa de repouso é mantida pela Igreja Católica, prefeitura e populares. Atualmente, ela abriga 18 internos, havendo vagas para outros quatro até o fechamento desta notícia: três mulheres e um homem.