O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Estado, realizou na Quinta-feira (10) no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  – UFRN – Ceres Currais Novos, o 2° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef (edição 2017-2020).

Durante todo o dia, os articuladores municipais, mobilizadores de adolescentes e jovens, representantes dos Concelhos Municipais da Crianças e Adolescentes (CMDCA), e adolescentes representantes do NUCA nos municípios conheceram as plataformas, a metodologia e simularam a realização de algumas ações que serão desenvolvidas em cada município, tais como alguns desafios e os Fórum etapas obrigatórias na realização desta edição do Selo, a ser cumprida nos municípios.

O Fórum é uma das grandes ações a serem realizadas e tem como objetivo realizar a escuta qualificada da população e suas diferentes representações quanto às necessidades e prioridades em políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes. A partir disso, os municípios desenvolverão alguns Planos de Ações, voltados para identificar os principais desafios e definir as prioridades para o enfrentamento das desigualdades na realização dos direitos de crianças e adolescentes.

Estiveram representando o Município de Jucurutu neste 2º Ciclo de capacitação, o articulador municipal Danilo Bezerra, o mobilizador de adolescentes Pedro Rabello, a Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Conceição Alves, e o representante dos Adolescentes do NUCA Anderson Ramon.

Os representantes de Jucurutu destacaram que estão muito empenhados para mudar os indicadores e enfrentar os principais problemas que afetam Crianças e Adolescentes do município nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social, fazendo com que Jucurutu atinja todas as metas e seja certificado pelo selo de certificação do UNICEF.