Representantes do Poder Executivo estiveram na audiência pública que aconteceu no Plenário Vereador Augusto Queiroz, na manhã de hoje, 26. Ela discorreu sobre o abandono de animais em vias públicas da cidade e, particularmente, em Barra de Santana, não mais povoada.

Na presença de outros parlamentares, inclusive do presidente da Câmara Willame Lopes, o vereador Francinildo Aquino conduziu a reunião, requisitada pela Associação Protetora dos Pequenos Animais de Rua de Jucurutu (ASPROARJU) – SOS Patinhas.

Dentre as solicitações do grupo à municipalidade, em relação aos cães e gatos da antiga comunidade rural, faz-se saber: triagem dos bichos desassistidos, deslocamento/retirada do local, castração e disponibilização para adoção.

Atencioso às falas da associação e também de cuidadores, o prefeito Iogo Queiroz contribuiu para a discussão, ao prestar contas do que já foi realizado pelo governo municipal, como o investimento de R$ 60.058,00 em cirurgias de refreamento populacional, no intervalo de um ano.

Iogo garantiu a continuidade dos procedimentos, falou a respeito de campanhas educativas pertinentes ao abandono e afirmou que contratará um médico veterinário exclusivo à causa. Ele está sensível à questão: “a gente sabe que não é um trabalho fácil, é um trabalho difícil, muito subjetivo (…) Nós da prefeitura estamos aqui para ajudar, para sermos parceiros”.

Somaram aos diálogos na Casa Legislativa também os secretários Saul Morais (Meio Ambiente) e Mirelle Antunes (Saúde). Saul externou visitação ao Centro de Controle de Zoonoses de Caicó, enquanto Mirelle comentou a intervenção da problemática na saúde humana, frisando que Jucurutu não teria custeio ministerial para a construção de um CCZ, por não possuir um mínimo de 50 mil habitantes.

Poder Judiciário

Agrupamento de órgãos que asseguram direitos individuais, coletivos e sociais, o Poder Judiciário será acionado para trabalhar em conjunto com as demais organizações e instituições. Ações repressivas, respaldadas em leis municipais e federais, foram debatidas na audiência, da qual participou ainda a Vigilância Sanitária.