O Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) esteve reunido, na tarde de ontem, 12, no auditório do Cras Maria Marta de Medeiros, para a reunião ordinária do mês de julho, na qual se conferenciou quanto a matérias inadiáveis e fundamentais.

O primeiro assunto discorrido relaciona-se com o Lar da Pessoa Idosa Pedro Epaminondas Lopes. Foi conhecida a recente situação da casa de repouso, o quantitativo de internos e a coparticipação da Secretaria de Saúde junto à instituição, com destaque para os atendimentos médicos.

As denúncias contra maus-tratos e a indispensabilidade da nomeação de novos membros do colegiado (reformulação) também pautaram o encontro. O presidente Roberto Soares citou que são muitas as acusações de desumanidade contra a pessoa idosa em Jucurutu.

Na sequência, a secretária de Assistência Social, Ioneide Silva, participante da reunião, convocou os conselheiros a listarem prioridades de políticas públicas para a terceira idade. Atividades físicas orientadas por bairro, segurança alimentar/nutricional e bem-estar mental foram alguns tópicos externados.

Ioneide frisou as competências do conselho, declarou sobre a possibilidade de se fazer um diagnóstico do idoso no município e apresentou o valor atualizado do Fundo Municipal de Direitos do Idoso, a ser aproveitado em programas e projetos a serem concretizados de acordo com as sugestões elencadas.