Nos dia 21 e 22 de maio de 2019 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jucurutu/RN, realizou oficina de orientação sobre Olimpíada de Língua Portuguesa 6ª edição ano 2019.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Apresentação

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de língua portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro, voltado para ações de formação presencial e a distância, disponibilização de materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olimpíada), um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Na 6ª edição, em 2019, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Quem pode participar

Professores que estejam lecionando, em 2019, para alunos de escolas da rede pública matriculados nos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (inclusive classes de aceleração que atendem alunos com defasagem entre idade e série), e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Poema 5º ano do Ensino Fundamental
Memórias literárias 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Crônica 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Documentário* 1º e 2º anos do Ensino Médio
Artigo de opinião 3º ano do Ensino Médio

Ministrantes da oficina

Isabel Francisca de Souza professora da rede estadual de Ensino Escola Estadual Professora Maria das Graças Silva Germano – comunidade de Boi Selado.

E a coordenadora da Olimpíada no município de Jucurutu
Maria Aparecida Moura de Souza.

Jucurutu foi o primeiro município do RN, que realizou adesão a Olimpíada de Língua Portuguesa – Edição 2019. Adesão se deu por meio da Secretaria Municipal de Educação, que tem como gestora de educação a pessoa de Luciclélia Tomaz de Aquino e a Técnica Pedagógica Maria Aparecida Moura de Souza como representante da Olimpíada no município.