Na Escola Wagner Lopes de Medeiros, aconteceu, nessa segunda-feira, 21, a abertura da 1ª Semana Municipal de Cultura, promoção da Prefeitura de Jucurutu que referencia o Dia da Consciência Negra – comemorado em 20 de novembro – e o Dia do Músico – celebrado hoje, 22 de novembro.

A advogada da Assistência Social Helenna Taylla palestrou em relação à criminalização do racismo, no início das atividades da noite. Em um segundo instante, houve a apresentação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Sobre a iniciativa, falou aos presentes a professora do campus Jucurutu Carol Benigno. O Neabi preserva o direito à diversidade, valorizando as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais. Ele fortalece ações direcionadas para a educação étnico-racial, fundamental à formação crítica dos agentes da comunidade escolar.

As pastas da Assistência e Educação são as responsáveis pelos trabalhos da semana, que terminarão na sexta-feira vindoura, 25, com o Fórum Municipal de Cultura, na mesma unidade de ensino. Profissionais das duas áreas, usuários dos programas, estudantes e comunidade em geral compõem o público-alvo do evento.