Atento aos aspectos ambientais, sociais e econômicos, o Governo de Jucurutu se reuniu Sexta-feira, 03, no Abraão Lopes, com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jucurutu (ACMRJ), a qual colabora para a conservação do meio ambiente.

Por ensejo da ocasião, o administrador municipal Iogo Queiroz e a secretária Ioneide Silva entregaram luvas, botas, protetores auriculares, óculos e crachás a todos os membros da instituição, cujos encontros com a esfera publica acontecem mensalmente.

De acordo com Ioneide, esses momentos são úteis a orientá-los em relação ao estatuto e fazê-los conscientes de seus deveres e obrigações. “Estamos tendo todo um cuidado de monitorar a coleta. Não é uma coleta seletiva ainda, mas a coleta, os resíduos sólidos”, comentou.

A titular da Assistência ainda explicou que o objetivo dos crachás é identificar os catadores, determinando o acesso destes ao local de descarte dos materiais para que seja efetuada uma triagem.

“Houve o cercamento de todo o perímetro do aterro. Hoje, não é só um lixão, é um lixão controlado. Foi feita a abertura de novas valas, com dimensões corretas para viabilizar o descarregamento dos caminhões”, complementou a secretária, revelando que o Executivo investirá em capacitação para o grupo.

A entrega dos Equipamentos de Protação Individual (EPI) vincula-se a melhores condições de trabalho e mais rentabilidade às familas envolvidas no processo de gerenciamento dos resíduos domésticos.