Recentemente, o titular municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Saul Morais, integrou a listagem de autoridades da solenidade de entrega das plantadeiras do algodão agroecológico, na cidade de São José do Seridó, quando Jucurutu foi beneficiada com uma das máquinas, diante de representantes do Instituto Riachuelo, Sebrae e Embrapa.

Esclarecido sobre a experiência a partir de julho de 2022, ao começar a participar das discussões para o seu processo de implantação, Saul iniciou junto à equipe e parceiros as ações direcionadas ao cultivo do item, em território jucurutuense, assim que ocorreu o aval para a inclusão do município no projeto, que hoje abrange oito famílias, dois coordenadores e um consultor.

Com o total apoio do prefeito Iogo Queiroz, as atividades já promovidas pela Secretaria de Agricultura, nesse cenário, dizem respeito a: medição das áreas, supressão vegetal, estabelecimento das curvas de nível, produção do biofertilizante e preparação do solo. Tudo está pronto para o plantio; as sementes também foram distribuídas aos beneficiários.