Substituta do pasto em períodos de seca, a ensilagem tem figurado entre as tarefas centrais da Secretaria Municipal de Agricultura, a contar do fim do mês de maio. E, na última sexta-feira, 11, sábado, 12 e domingo, 13, a ação se materializou nos sítios Treme, São Braz e Cedro.

É por motivo da grande procura pela execução do serviço, consoante esclareceu o secretário Saul Morais, o fato de a gestão do prefeito Iogo Queiroz oportunizar a produção de silagem no fim de semana, parte da semana em que não há expediente normal dos órgãos públicos municipais.

Duas equipes, articuladas pela Agricultura, estão esforçadas em processar grãos de milho e sorgo com o objetivo de obter nutrientes de qualidade à alimentação de animais de grande porte.

Nesta segunda-feira, 14, uma frente de atuação situa-se na região oeste do município. Cada propriedade é beneficiada com uma média de 8 horas-máquina, em outras palavras, a prefeitura reduz, significativamente, o ônus dos produtores nessa operação.